top of page
Robert_Solow_by_Olaf_Storbeck.jpg

Robert Solow

Ocupação:

Economista norte-americano

Nascido em:

23/08/1924

Ganhador do Nobel em 1987

BIOGRAFIA

       Robert Solow é um economista norte-americano com pensamento da escola neoclássica, sendo um dos principais personagens da economia de desenvolvimento. Seu trabalho voltado ao crescimento econômico é uma das obras de influência da sua época, sendo que sua proposta de que um país depende de mais coisas além do “trabalho e o capital” para se ter uma economia saudável mudou diversas vertentes do pensamento.

OBRAS PRINCIPAIS

  • A teoria do crescimento.

  • O mercado de trabalho como instituição social.

  • Concorrência Monopolística e Teoria Macroeconômica.

  • Reforma estrutural e política macroeconômica.

  • Economia para os curiosos.

  • A ilusão de estabilidade econômica.

  • Trabalho e bem-estar.

TEORIA

       O modelo econômico de Robert Solow, também conhecido como modelo de crescimento econômico de Solow, é um arcabouço teórico que tenta explicar por que existem diferenças de renda entre alguns países e outros por meio do modelo de produção.

       Esse modelo, portanto, estabelece que o crescimento de uma economia deve se basear na gestão de outras variáveis ​​como oferta, produtividade e investimento, e não, como se pensava, exclusivamente no resultado da demanda.

       Este modelo, durante anos, tornou-se um modelo amplamente estudado em universidades e centros de educação econômica. Portanto, estamos falando de um dos pilares mais proeminentes em que muitas teorias econômicas modernas se baseiam. Todos eles relacionados à macroeconomia.

FRASE

       "Não existe uma gloriosa síntese teórica do capitalismo que você possa anotar em um livro e seguir. Você tem que tatear seu caminho"

Robert Solow, em 1991, para o New York Times (citado por John McMillan)

bottom of page