top of page
Mário Henrique Simonsen 14a.jpg

 

Ocupação:

Engenheiro, economista

e professor.

Nascido em:

19 de fevereiro de 1935

Falecido em:

9 de fevereiro de 1997

Biografia

        Mário Henrique Simonsen (1935- 1997) foi um engenheiro, economista e professor brasileiro.

      Foi Ministro da Fazenda do Brasil durante o governo de Ernesto Geisel e Ministro do Planejamento no governo Figueiredo na década de 70 e sócio-consultor da instituição de investimentos Banco Bozano.

      Simonsen ainda é conhecido por sua trajetória como professor de economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade de Brasília (UNB).

Vida e carreira

        Filho de Mário Simonsen e de Carmen Roxo Simonsen, veio de uma família de classe média alta carioca e frequentou escolas tradicionais do Rio de Janeiro.

        Após encerrar o colegial, ingressou no curso de engenharia civil da extinta Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, onde graduou-se em 1957.

        Em 1960 matriculou-se na Faculdade de Economia e Finanças da Universidade do Rio de Janeiro - SUESC, se formando em 1963.

        Ainda em 1960, se tornou consultor da Sociedade Civil de Planejamento e Consultas Técnicas (Consultec) da qual posteriormente se tornaria sócio.

        Em 1961, ainda estudante, foi contratado para exercer as funções de professor e consultor do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e contribuiu na criação da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da instituição.

       Em 1966, tornou-se diretor da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da FGV, posto em que ficou até 1974

       Ainda em 1961, fundou a firma de serviços financeiros Bozano, Simonsen & Cia. Ltda. posteriormente Banco Bozano, Simonsen, juntamente com Júlio Bozano.

       Especialista em macroeconomia, Mário Henrique foi escolhido no início de 1974, por Ernesto Geisel, para o cargo de Ministro da Fazenda do Brasil.

       Posteriormente se tornou ministro-chefe da Secretaria de Planejamento (Seplan) da Presidência da República.

Principais obras

                                                                                                                                        

bottom of page