top of page
Adam_Smith_The_Muir_portrait.jpg

 

Ocupação:

Economista Escocês

Nascido em:

05/06/1723

Falecido em:

17/07/1790   (67 anos)

Biografia

       Adam Smith foi um economista e filósofo social do iluminismo escocês e é considerado o pai da economia moderna.

       Abordou questões como o crescimento econômico, ética, educação, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social, etc.

Principais obras

- Teoria dos sentimentos morais (1759)

- Lições jurisprudência (1762)

- A riqueza das nações (1776)

Teoria

       Sua teoria baseava-se na ideia da liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

Recorte das Obras

       " Todo indivíduo necessariamente trabalha no sentido de fazer com o rendimento anual da sociedade seja o maior possível. Na verdade, ele geralmente não tem intenção de promover o interesse público, nem sabe o quanto o promove"

       "Ao preferir dar sustento mais à atividade doméstica que à exterior, ele tem em vista apenas sua própria segurança; e, ao dirigir essa atividade de maneira que sua produção seja de maior valor possível, ele tem em vista apenas seu próprio lucro, e neste caso, como em muitos outros, ele é guiado por uma mão invisível a promover um fim que não fazia parte de sua intenção"

Frase

       "O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal"

                                                                                                                                    Adam Smith       

bottom of page